Pesquisas em Impactos de Desastres Naturais em Infraestruturas de Transporte e Mobilidade Urbana

Últimas Notícias

Assinado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre IPPLAN e Cemaden!

 

Os diretores do IPPLAN e do Cemaden assinaram um Acordo de Cooperação Técnica entre os institutos visando colaboração na análise dos dados de mobilidade urbana de São José dos Campos e impactos potenciais de desastres naturais no setor de transporte da cidade. As metodologias originalmente desenvolvidas pelo AEM já estão sendo testadas para São José dos Campos, como área piloto - ver seção de Publicações: Londe et al. (2015).

 

O ACT foi publicado no diário oficial no dia 11 de maio de 2016.

 

A abertura ofical dos trabalhos será no IPTMU 2016.

Edição anterior do IPTMU

 

 

Em 2016 o AEM realizará a 2ª edição do IPTMU - Encontro sobre Impactos Potenciais de Desastres Naturais em Infraestruturas de Transporte e Mobilidade Urbana.

O editorial, slides e videos referentes à edição de 2015 estão disponíveis AQUI.

Parcerias internacionais!

 

O AEM tem seu primeiro trabalho aceito para apresentação em congresso fruto de uma parceria internacional - com a brasileira radicada em Dellaware (EUA), Dra. Silvana Croope, consultora da UFSC no projeto de elaboração do Plano Nacional de Adaptação de Rodovias Federais a Desastres Naturais. O artigo "Panorama conceitual de riscos no setor de transportes brasileiro frente a desastres naturais – análise de documentos oficiais" será apresentado no "III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana", dia 12 de maio, em São Paulo.

 

No mês de março o AEM recebeu a visita do aluno de doutorado Flávio Ianelli, italiano radicado na Alemanha, no âmbito de um projeto Temático FAPESP. Sob orientação brasileira do Dr. Leonardo, Flávio desenvolve pesquisa na área de redes complexas de transporte, aplicando técnicas típicas da área de Física-Estatística. Em 2017 Flávio voltará para ficar um semestre no Brasil.